Estas mulheres lideram marcas de sucesso

A Cláudia, a Hanna, a Keila, a Diana, a Andreia e a Leonor aceitaram o desafio e contaram-nos, na primeira pessoa, aquilo que as motivou a assumir o risco e deixar a zona de conforto para criarem os seus projetos, partilhando connosco as ideias, motivações e dificuldades de quem lidera no feminino. 

7 Março 2025
10 minutos de leitura

Na Proglobal trabalhamos todos os dias com mulheres que nos inspiram. Mulheres corajosas, guerreiras e que nos fazem acreditar que tudo é possível.  Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, durante todo o mês de março, iremos destacar algumas mulheres empreendedoras que criaram e lideram os seus próprios negócios, projetos ou associações, persistindo na busca dos seus sonhos com uma resiliência única. 

Apesar de projetos e percursos tão distintos entre si, todas elas querem seguir em frente e não faltam ideias para concretizar no futuro. 

Ao apoiar negócios e projetos liderados por mulheres, não estará apenas a ajudá-las, mas também a incentivar outras mulheres a perseguirem os seus objetivos.
Celebremos as mulheres e tudo o que fazem, hoje, este mês e sempre!

Uma causa com quatro patas.

Cláudia Figueira | Associação Onde Há Gato Não Há Rato, Almada

A Cláudia chegou à Associação Onde há Gato não há Rato (OHG) em 2015, quando procurava ajuda para uma gata prenha que encontrou na rua. Desde então, envolveu-se de alma e coração com o projeto, “um trabalho de causa que é feito sobretudo em pós-laboral” e quase 100% sustentado por voluntários em todas as suas vertentes.

Fundada em 2012, graças ao fundamental contributo de Lurdes Soares, presidente da Direção e “a alma da Associação”, a OHG tem como missão diminuir a sobrepopulação de “gatos de rua” no concelho de Almada, onde existem mais de 700 colónias de gatos identificadas.

As suas vertentes de atuação focam-se essencialmente em dois projetos: o CER e o CEI. Enquanto o CER (Capturar, Esterilizar e Recolocar) devolve o gato ao seu habitat natural após esterilização, o CEI (Capturar, Esterilizar, Integrar) é bem-sucedido quando o gato identificado termina numa família de acolhimento.

Contudo, Cláudia não tem dúvidas em afirmar que o CER “esta na génese da associação” e que, por isso, “é a melhor solução para resolver o problema da sobrepopulação de gatos”, sendo que, para tal, também é preciso desenvolver ações de sensibilização que mostrem à sociedade que “é possível viver em comunidade com as colónias de gatos”, assinala a presidente da Assembleia Geral.

A propósito do Dia Internacional da Mulher, Cláudia encoraja as mulheres para que “não tenham receio de cumprir os seus objetivos com paixão. “ O fundamental é sabermos aquilo que nos move e avançar, sempre com foco e resiliência”, conclui.

“Não é por acaso que muitas mulheres lideram associações e causas. Movemo-nos pelos sentimentos.”

Siga a Associação Onde há Gato não há Rato no Instagram (@onde.ha.gato.nao.ha.rato) e saiba mais sobre o projeto no seu website.

Hospitalidade na baixa de Lisboa.

Hanna Lytvynenko | Neptune Commune, Lisboa

A história de sucesso da Neptune Commune começou em 2017, com a abertura do Heim, o primeiro brunch café do grupo, quando o conceito de brunches ainda começava a dar os primeiros passos em Portugal.

Tudo aconteceu de forma muito espontânea. “Queríamos estar perto do mar, e Lisboa pareceu-nos o lugar perfeito para tornar esse sonho realidade. Eu e o Misha, o meu marido, começámos de forma despretensiosa, sem grandes planos, apenas com a vontade genuína de criar algo nosso – um espaço que refletisse aquilo em que acreditamos sobre hospitalidade, comida e bem-estar”, explicou Hanna, co-fundadora da empresa.

Após o Heim, outros espaços foram nascendo. O Seagull Method também se dedica a oferecer delícias para pequenos-almoços e brunch, o Kefi é um restaurante focado na cozinha grega, o Pomme Eatery é especializado em vinhos e sidras naturais, enquanto a Etma Bakery fornece todos os espaços com pães e pastelaria sempre acabados de sair do forno. Apesar de conceitos distintos, há um propósito comum que os une: “criar hospitalidade autêntica, reunir pessoas para partilhar a vida e celebrar as pequenas alegrias. Queremos que cada um dos nossos espaços seja um lugar onde as pessoas se sintam bem, se conectem e criem memórias”, acrescentou.

A meio de uma viagem que já vai em oito anos, o objetivo principal é “nunca perder a essência”. A experiência deste casal empreendedor nascido na Ucrânia ensinou-lhes que “o mais valioso são as ligações que se constroem ao longo do caminho, guiando-os para os próximos passos”.

Dirigindo-se às mulheres que sonham concretizar os seus projetos, mas por qualquer motivo ainda não deram esse passo, Hanna tem uma mensagem de coragem: “Construir algo teu é desafiante, mas é também a maior liberdade que podes dar a ti mesma. Vais errar, vais ajustar, vais aprender. E isso faz parte. Mas lembra-te: ninguém constrói sozinha. Escolhe bem as pessoas que te rodeiam, aquelas que te elevam, que acreditam no teu brilho. Confia em ti. Confia no teu instinto. E avança. O mundo precisa do que só tu podes criar.”, concluiu.

“Se tens um desejo a arder dentro de ti, começa. O momento perfeito somos nós que o criamos.”

Siga a Neptune Commune no Instagram (@neptunecommune) e conheça todos os locais do grupo no seu website.

Cuidar do corpo, mente e alma.

Keila Pionte | Keila Esthetic, Porto

A história da Keila tem tudo que ver com resiliência. Foi quando a despediram de um salão de cabeleireiros que “a necessidade aguçou o engenho” e arregaçou as mangas com determinação.

Há 12 anos, a única certeza de Keila era de que “tinha que continuar a trabalhar e não podia perder os clientes que já tinha angariado no espaço anterior” como esteticista. Por isso, assumiu a volta de 360º que a sua vida estava prestes a dar e dedicou-se a procurar na mesma zona uma oportunidade para recomeçar.

A partir de um local que era feito para tudo, menos para ser um espaço de estética, Keila transformou-o por completo e criou algo à sua imagem. “Construí algo que se tornou uma referência junto ao Polo Universitário do Porto. Normalmente as pessoas dizem que vão à esteticista. Os meus clientes dizem que vão à Keila”, partilha, com orgulho.

Mas a Keila Esthetic é um conceito que vai muito além da ideia de cuidarmos apenas do corpo. O grande mote da sua marca é “cuidar do corpo, mente e alma”. “Sempre achei que os locais de estética falhavam porque deixavam de parte as dimensões da terapia e do autoconhecimento”.

Por isso, Keila também é mentora e palestrante, fazendo consultas de terapia para qualquer parte do mundo. E até tem um podcast: no “Hora do Cafezinho com a Keila”, abordam-se temas como resiliência, força e coragem.

A propósito do Dia Internacional da Mulher, Keila tem a certeza que se conseguiu criar o seu negócio, outras mulheres também são capazes. “Cheguei a Portugal com 50 euros no bolso e fui trabalhar na restauração. Também trabalhei em casamentos. Tinha um sonho de menina. Se eu consegui, com trabalho tudo é possível“, conclui.

“O trabalho devolve. Nunca deixes de acreditar em ti mesma para concretizar os teus sonhos.”

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Continuar o legado do avô Amílcar.

Diana e Andreia Amaral | A. Borges do Amaral, Matosinhos

Fundada em 1948, a empresa A. Borges do Amaral surgiu do espírito empreendedor de Amílcar Borges, avô de Diana e Andreia. Há mais de 20 anos na gestão de uma empresa que já vai na sua 3.ª geração, as duas irmãs acreditam na importância de se criarem relações sólidas e de confiança.

“O negócio deve ser visto a longo prazo. Valorizamos parcerias fortes baseadas em boas relações, confiança e presença, tanto técnica como financeira. Servir a indústria com apoio técnico, conhecimento e fortalecendo as relações pessoais” é o principal propósito desta empresa.

Numa área de negócio onde a predominância de homens em cargos de liderança é ainda maior, Diana e Andreia estão bastante seguras quanto aos seus planos futuros: “Acreditamos num crescimento sólido, por isso queremos capacitar os nossos colaboradores cada vez mais, mas também melhorar processos de forma a acompanhar e até antecipar em alguns momentos a evolução da própria indústria”, partilharam.

Talvez por isso, quase oito décadas após a sua fundação, esta empresa se mantenha como um fornecedor sólido da área metalomecânica em geral, indústria e moldes. “O objetivo é acompanhar de perto a evolução tecnológica das empresas e a própria evolução da indústria e do mercado sem perder o know how deixado pelas gerações anteriores”, explicaram Diana e Andreia.

Para as duas irmãs, a força das mulheres está em saberem exponenciar as suas principais virtudes. “Qualidades como resiliência, multitasking e prudência podem ser uma base muito forte para criar bons negócios“, concluíram.

“As mulheres devem explorar as suas melhores qualidades: resiliência, multitasking e prudência.”

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Quebrar padrões com identidade.

Leonor Baptista | True Phase, Sintra

Tudo surgiu de forma espontânea. Estudante, a Leonor sempre soube que queria criar algo seu. Algo que fosse mais do que apenas um negócio: “Queria um projeto com significado, que realmente impactasse as pessoas.”

A True Phase é uma marca que não é apenas sobre roupa, mas sobre identidade e autoexpressão. “O meu objetivo é incentivar cada pessoa a sentir-se livre para ser quem realmente é, sem medo do julgamento ou da necessidade de encaixar em padrões“, explicou.

Este propósito surgiu porque Leonor tem a certeza que, tal como ela, muitas pessoas da sua geração sentem uma pressão constante para corresponderem às expectativas da sociedade no lugar de serem elas mesmas. “Muitas pessoas já sentiram esse impasse: ‘E se eu não encaixar?’ ou ‘Será que vão gostar de mim assim?'”, partilhou.

Embora o seu projeto esteja ainda a dar os primeiros passos, Leonor sabe muito bem onde quer chegar. “Nos próximos anos, o objetivo é expandir a marca, lançar novas coleções, criar colaborações estratégicas e trabalhar com criadores digitais que realmente se identifiquem com este conceito.”

Como mulher, Leonor sabe que ter sucesso no mundo dos negócios pode ser um desafio. “Nunca deixes que o medo ou as opiniões dos outros te impeçam de seguir em frente. O mais importante é seres fiel a ti mesma, rodeares-te de pessoas que te apoiam e nunca duvidares do teu valor. O primeiro passo pode parecer assustador, mas é ele que muda tudo”, concluiu.

“Se tens um sonho, acredita nele e dá o primeiro passo. O mais importante é seres fiel a ti mesma.”

Siga a True Phase no Instagram (@true.phase) e faça as suas encomendas aqui.

Obrigado a todas as mulheres que aceitaram colaborar nesta iniciativa.
Ficamos encantados com os vossos projetos e, para a Proglobal, é um privilégio ser o vosso fornecedor de brindes promocionais e uniformes corporativos.
Temos a certeza que os vossos exemplos irão inspirar outras mulheres a criarem novos e incríveis projetos!